Origami tradicional
Utilizei papel japonês de 15x15cm.
Pintura em tela
Artista: Nobuaki Okaji Junior
Tsuru
Ave símbolo da felicidade, fortuna, sorte e longevidade, ela representa uma história de esperança e luta pela vida.
Em agosto de 1945, durante a 2ª Guerra Mundial, os EUA lançaram a primeira bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. A bomba explodiu próximo a casa de uma menina chamada Sadako Sasaki, que na época tinha dois anos. Sua mãe conseguiu salvá-la, mas enquanto fugiam ambas foram expostas a chuva radioativa que caiu após o ataque.
Aos 12 anos Sadako descobriu que tinha Leucemia. Uma das visitas recebidas durante seu tratamento no hospital contou-lhe a lenda dos mil tsurus: que se uma pessoa fizesse mil dessas dobraduras e fizesse um pedido, ao término o desejo se tornaria realidade.
A partir disso, a menina começou a fazer as dobraduras, mentalizando sair do hospital curada da doença. Porém, Sadako não resistiu e veio a falecer em outubro de 1955. Até então ela havia dobrado 964 tsurus.
O empenho da menina em lutar pela vida foi um acontecimento que marcou o país e propagou-se no mundo. Comovidas com a história de Sadako, milhares de pessoas iniciaram uma campanha para a construção de um monumento em sua memória e também de todas as pessoas que sofreram e vieram a falecer em decorrência da bomba.
Três anos depois foi inaugurado o Monumento da Paz das Crianças, no Parque da Paz, em Hiroshima, local em que são depositados inúmeros tsurus todos os anos, no dia 6 de agosto - quando se comemora o Dia da Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário